CLÃS

 No Mundo de Naruto, antes do surgimento das Grandes Vilas ninjas, os Shinobis se organizavam em Clãs, os quais possuíam Linhagens avançadas (Kekkei Genkai) distintas umas das outras e técnicas secretas especializadas. Características transmitidas geneticamente ou por ensino de geração para geração, transformando-os em verdadeiras armas de guerra, entretanto, há clãs que se diferem em muito dos outros, por terem uma Kekkei Genkai superior e é a partir daí, que vários clãs ficaram conhecidos e temidos por suas habilidades.
Abaixo segue a lista dos principais clãs e suas respectivas características:


KONOHAGAKURE NO SATO



Senju: Um dos clãs mais tradicionais da Aldeia da Folha e o clã dos fundadores Hashiram e Tobirama, os Senjus são descendentes diretos do Sabio dos seis caminhos e parentes próximos do clã Uzumaki. Eles eram os únicos capazes de enfrentar o clã Uchiha se deparando sempre com estes em batalha. Seu Líder é Hashirama, o 1° Hokage. Eles tem uma grande força vital e física, sendo portanto grandes usuarios de taijutsu e força bruta, tornando-os super guerreiros em resistência e  vitalidade em batalha, tornando-os dificeis de matar. Vitalidade com a qual Hashirama despertou sua técnica do elemento Madeira, onde usa seu chacra como fonte de vida emergir árvores e florestas, motivo pelo qual eram chamados de clã da floresta. Seus membros dispunham de uma grande quantidade de chacra e seus corpos eram maquinas incansáveis em guerra, oponentes perfeitos para os Uchihas e seus sharingans, com seu líder Madara. Atualmente Tsunade, a neta de Hashirama, é atual Hokage e unico membro vivo do clã.
Membros conhecidos: Hashirama, Tobirama, Tsunade, Touka e Nawaki.



Akimichi: Excelentes em combate corpo-a-corpo, já que sua habilidadeesta vinculada ao aumento da massa corporal. Sendo assim, suas técnicas estão relacionadas com crescimento de seu corpo (ou de suas partes), a fim de causar um grande dano ao adversário.
Durante as batalhas, seus membros contam com a ingestão de pílulas, que proporcionam um maior controle de seu jutsu. Estas pílulas que eles utilizam, são três: verde, amarela e vermelha. Essa última da ao usuário um poder sem igual (o chakra assume a forma de asas de borboletas em suas costas; e aumenta tanto a velocidade quanto a força física, sendo que ele não aumenta de tamanho, e sim, perde peso ficando magro). O maior risco é que pode ocasionar a morte do usuário. Atualmente Chouji se tornou o 16° líder de seu clã, pelo seu desempenho na guerra atual. Eles possuem um laço de irmandade e lealdade eterna com os clãs Nara e Yamanaka, cujos os laços e votos da aliança são passados de geração em geração.
Membros conhecidos: Chouji, Chouza, Torifu, Akimichi da Divisão médica, dupla de akimichis de proteção dos jinchurikis.



Aburame: Um dos poucos clãs que são conhecidos por utilizarem insetos em suas batalhas. Estes Shinobis são praticamente uma colméia viva, já que seus insetos não se constituem como uma invocação, mas sim, habitam dentro do próprio usuário (ou podem estar contidos em cabaças).
Não se sabe ao certo, quantos insetos existem dentro de cada membro desse Clã, também pode variar tal quantidade entre seus usuários.
As características primordiais dos Aburames são: seus insetos se alimentam de seu chakra em troca de serem utilizados tanto em batalhas, quanto em outras atividades
Membros conhecidos: Shino, Gen, Muta, Tourune, Shikuro (apenas citado).



 Hyuuga: Este clã se difere dos demais, pois sua Kekkei Genkai além de ser um doujutsu (técnica ocular) dos mais poderosos, trata-se de um clã que possui uma divisão entre eles: A família principal (como se fosse à “origem” do clã, os lideres por assim se dizer) chamada Souke; e a família secundária (seria uma espécie de plebe diante da família principal, transformados inteiramente em subordinados à família principal) chamada Bunke.
 Partindo para o principal quesito desse clã, sua Kekkei Genkai, os hyuugas possuem os olhos brancos e sem pupila. Seu doujutsu é o Byakugan, que no momento em que o usuário o ativa, aumenta a capacidade de alcance da visão, olhando através de paredes e objetos, além de poder enxergar os tenketsus (pontos que funcionam como uma rede de chakra), pontos em que o hyuuga golpeia durante a luta, impedindo o adversário de utilizar chakra para fazer ninjutsus.
Membros conhecidos: Neji, Hinata, Hiashi, Hizashi, Hanabi, Koh, Tokuma, Hoheto



Inuzuka: Clã dos criadores de cães em que o usuário possui um cachorro como parceiro nas batalhas que os acompanha desde a infância, cachorros que atingem um tamanho e peso superior de um cão normal, chegando a ponto de o usuário montar nele como em um cavalo, alimentam estes com pírolas vermelhas de comida para aumentar sua força e resistência em batalha. Os membros deste clã possuem um olfato bastante aguçado e outras características caninas usadas em batalha. Seus parceiros caninos têm um olfato tão bom que podem sentir o cheiro do chakra, se tornando grandes rastreadores. O taijutsu tipico do clã é o 4 patas, mimetismo animal, onde o usuário assume postura e características caninas para lutar. Kuromaru, o parceiro canino de Tsume, foi o unico cachorro do clã com a habilidade de fala mostrado.
Membros conhecidos: Kiba, Tsume, Hana e Inuzuka da equipe de Minato.





Uchiha: este foi um dos clãs fundadores de Konoha. Assim como os Hyuuga, os uchihas têm sua kekkei genkai caracterizada como um doujutsu, o sharingan (possivelmente o segundo mais poderoso no mundo de naruto). O que eles podem fazer quando estão com o sharingan ativado é quase que absoluto: podem copiar e ler ninjutsus, taijutsus, e executam genjutsu com perfeição. A maioria de seus membros são usuários de elemento fogo, motivo pelo qual o simbolo do clã seja um leque.
O sharingan possui vários níveis, tais como o Magenkyou sharingan, o modo mais poderoso que um sharingan de um uchiha pode alcançar, sendo este modo, capaz de desperta três tipos de kinjutsus: Amaterasu (uma chama negra que queima durante sete dias e sete noites, ela queima de tudo, podendo ser apagada somente pelo magenkyou); Tsukuyomi (um super genjutsu, onde o usuário pode controlar o tempo na cabeça do adversário de acordo com seu desejo, podendo levar o inimigo a morte); e Susanoo (a possível maior defesa absoluta de todas, sendo que esta assume a forma de um ser. O susanoo pode ser tanto defensivo quanto ofensivo). São conhecidos como o clã de ódio, pois seu lider Madara, perdeu a liderança da aldeia para Hashirama, o líder dos Sejus, na batalha do vale do fim e também por que só se alcança o magenkyou, matando seu ente mais próximo, sendo chamado de poder maldiçoado do clã.
Membros conhecidos: Sasuke, Itachi, Fugaku, Madara, Izuna, Obito, Yashiro, Inabi, Shisui, Tekka, Hikaku, Setsuna, Kagami, Mikoto.


KIRIGAKURE NO SATO


Kaguya: Este eram o clã mais temidos da aldeia da névoa, como os Uchihas eram em Konoha. É um dos clãs mais intrigantes da história de Naruto até agora. Eles são residentes da vila da Névoa, pais da água (o mesmo que Zabuza). Sua Kekkei Genkai é bastante especial. Eles são capazes de tirar os ossos do corpo, fazer eles crescerem, diminuirem, saltar para fora do corpo, podem até cobrir todo o corpo, por baixo da pele, com uma camada ossea. Sua habilidade para manipular os ossos é livre. Claro que alguns membros do clã são inferiores a outros, não conseguindo dominar tão bem a técnica como eles, mas ainda assim é suficiente para permanecer em vantagem.Devido à sua fabulosa habilidade os Kaguyas eram frequentemente usados como arma de guerra. Durante a terceira grande guerra ninja, esse clã foi amplamente usado pelo país da água para defender seus interesses. Com isso, os membros do clã acabaram gostando de batalhas, se tornando jovens compulsivos com sede de sangue. Porém, quando a terceira grande guerra acabou, eles acabaram ficando sem utilidade para a vila, mas sua sede de sangue falou mais alto. Eles criaram um plano para dar um golpe de estado, e atacaram o governo. Mas a quantidade de ninjas que enfrentaram foi grande demais, e eles foram massacrados. O único sobrevivente foi o jovem Kimimaru, tido como o prodígio do clã.
Membros conhecidos: Kimimaro e patriarca do clã.


Yuki: É o clã de que Haku é membro, assim como sua mãe. Após a guerra civil no País da Àgua , todos se revoltaram contra os herdeiros de Kekkei Genkai , por considerarem perigosos demais para os habitantes. Foi por essa razão que o Clã Kaguya , também originário da Vila Oculta da Névoa , atacou os habitantes e acabou extinto. Durante a guerra (que dizem ter sido iniciada pelo Clã Kaguya ), Haku , ainda criança, desperta a Kekkei Genkai ao ver sua mãe, também portadora dessa habilidade, ser morta na sua frente pelo seu pai, que passou a temer e odiar sua família. Ao ver isso, Haku acaba matando todos com seu poder. Alguns membros do Clã  possuem o Hyonton , ninjutsu que permite manipular o Hyuuton (gelo) e uma maior facilidade com o Suiton no Jutsu e Fuuton no Jutsu. Podendo manipular o Suiton (Água) e o Fuuton (Vento), desta maneira, eles podem criar o Hyuuton (Gelo) graças a sua Kekkei Genkai , e usam Jutsus que apenas sua linhagem é capaz, como os Espelhos de Gelo Demoníaco e as .Agulha Voadoras Àguaticas, sendo estas técnicas criadas pelo próprio Haku. Os membros deste clã também têm a incrivel habilidade de realizar selos de ninjutsu com apenas uma mão.
Membros conhecidos: Haku e sua mãe



SUNAKAGURE NO SATO


Sabaku: É o clã de Gaara e seus irmão, Kankuro e Temari, um dos mais respeitados da aldeia da areia, sendo seus membros ocupantes de cargos importantes na mesma. Os membros deste clã possuem habilidades variadas, desde o elemento Vento à técnicas de marionetes. Alguns membros despertam a kekei genkai Jiton, elemento magnetismo, podendo criar campos magnéticos que controlam os metais como o Yondaime Kazekage que controlava o pó de ouro. Outros podem utilizar Areia como técnica. Após a terceira guerra as habilidades do Yondaime Kazekage foram cruciais para a revitalização da vila. O ultimo jinchuriki portador do Shukaku foi também o membro do clã Sabaku, Gaara, além de ser o atual Godaime Kazekage de Suna, responsável por salvar a aldeia da akatsuki.


Akasuna: Originários da aldeia da areia, o clã da areia vermelha, é um dos mais honrados de Suna tendo como um de seus membros um dos maiores mestres de marionetes da historia da aldeia, Sasori Akasuna, criador da maior parte das marionetes de batalha atuais. É um clã de mestres de marionetes, tendo entre eles os melhores como Chiyo Akasuna, ansiã e conselheira da aldeia usuaria da Coleção dos 10 Chicamatsus, as marionetes do primeiro mestre criador da técnica. Este clã foi o primeiro a empreitar as experiencias para dar vida as marionetes através de uma técnica proibida e também foi um de seus mebros a fazerem as primeiras marionetes humanas capazes de portar e fornecer chacra original do humano entalhado. Chiyo foi responsável por dominar um castelo usando seu kogutsu e Sasori foi responsável por dominar um país inteiro.





Iwakagure no sato


Ryotenbin: É originário da aldeia da pedra e é um dos clãs mais influentes dentro da mesma, sendo o atual Tsuchikage pertencente ao clã ryotenbin, Oonoki. Seus membros além de usuarios natos de elemento pedra, tambem possuem kekei genkais variadas entre seus membros, como o Youton da Korotsuchi que é uma variante em forma de cimento ou a Kekei Touta do Oonoki, o elemento poeira, capaz de puverizar tudo ao alcanse do jutsu.Umas das marcas do clã é também a técnica do peso da pedra relativo, usado pra deixar os objetos mais leves ou mais pesados, técnica utilizada para imobilizar inimigos ou para o voou.