PERSONAGENS

NARUTO UZUMAKI

zComo personagem principal da série, Naruto normalmente tem um papel de destaque nos episódios. No início da história, Naruto se concentra em melhorar suas habilidades ninja e em alcançar seus próprios objetivos, enquanto os eventos principais ocorrem em outros locais. Após a invasão da Vila Oculta da Folha, Naruto tem contato com a Akatsuki, uma organização criminosa que tem como meta remover a Raposa de Nove Caudas de seu corpo. Mesmo depois que Jiraiya expulsa a gangue, as interações de Naruto com a Akatsuki se tornam um conflito central da história. Somente depois que Sasuke decide abandonar a Vila Oculta da Folha é que Naruto toma um papel de liderança no enredo, se juntando a um time ninja dedicado a impedir que Sasuke se alie às forças inimigas. Naruto e Sasuke posteriormente se enfrentam, mas não têm coragem de eliminar um ao outro. Os dois seguem seus próprios caminhos, mas Naruto não desiste de Sasuke e parte com Jiraiya em treinamento para se preparar para seu próximo encontro.

Após retornar do treinamento, Naruto passa lidar mais diretamente com os ataques da Akatsuki. Ele consegue salvar Gaara e depois auxilia na queda de Kakuzu. Depois que descobre que Jiraiya foi morto por Pein, líder da Akatsuki, volta a treinar até conseguir derrotar todos os seis corpos de Pein e convencer Nagato, o Pein real, a deixar a Akatsuki. Naruto continua ainda a encontrar Sasuke e trazê-lo de volta. Ele e seu time conseguem localizá-lo, mas a rápida evolução de Sasuke o transforma em um oponente que o time não é capaz de enfrentar. Após descobrir que Sasuke se afiliou à Akatsuki e ter acesso à verdade sobre o passado do amigo, Naruto decide enfrentar Sasuke sozinho. Nos recentes capítulos do mangá, após a morte de Pain para a restauração da vida na Vila Oculta da Folha, Madara Uchiha, que usa o codinome "Tobi" vai atras de Konan, a fim de descobrir onde esta o corpo de Nagato(Pain), a fim de obter os olhos do Rinnengan e ao encontrar o corpo diz que Nagato usou tanto seus poderes que "até os cabelos vermelhos, marca do clã Uzumaki, embranqueceram". Naruto, atualmente, esta sendo protegido pelo Exercito Ninja Aliado da Akatsuki  junto de Killer Bee, mas ambos acabam fugindo e indo em direção ao campo de batalha, onde Naruto envia seus Clones a todas a s Divisões onde repidamente com a ajuda ganham a vantagem. Ele enfrenta Nagato e Itachi ressuscitados,  ajuda e derrotar o edo do 3°Raikage e esta acabando com os Zetsus brancos desfarsados. Agora o novo obstacu-lo é Madara Uchiha ressuscitado por Kabuto.


Habilidades
Naruto tem como base de seus jutsus a tec. multiclones das sombras que aprendeu diretamente do pergaminho probido da aldeia da Folha. Após treinar duramente com o legendario sannin Jiraiya, seu mestre, ele incorpora as técnicas dele ao seu repetório de jutsus como: kachyouse de sapos entre eles Gama Bunta, rasengan, senjutsu, entre outras. Ele tambem acaba por completar a técnica Rasengan, criada por seu pai, o quarto Hokage, criando o Rasen Shuriken de vento. Atualmente graças ao Cahcra de sua mae, Kushina Uzumaki, e ao treinamento de Killer Bee consueguiu dominar a Kiubi. No modo kiubi naruto é capaz de sentir todos os chakras ao redor e até mesmo a maldade em seus corações, vista tal habilidade antes somente em Mito Uzumaki, mulher do primeiro e ex-jinchuriki da kiubi, alem de provocar influencia em Mokuton (elemento madeira). Suas variações de rasengans aumentaram como: Planet Rasengan, e Rasengans de Caldas.








SASUKE UCHIHA
Sasuke Uchiha é o sobrevivente do famoso Clã Uchiha, junto com seu irmão mais velho, Itachi Uchiha e Madara Uchiha (antigo líder do clã). Atualmente somente Sasuke e Madara são os sobreviventes deste clã. Sasuke tem como principal objetivo de vida se tornar um ninja poderoso para poder matar seu irmão mais velho, Itachi Uchiha e vingar seu clã motivo que o fez desertar de Konoha e ir treinar com o lendario sennin e ninja procurado Orochimaru. Por ser membro do Clã Uchiha, possui o Sharingan. Mesmo após a morte de seu irmão sasuke ainda persegue a vingança e decidiu destruir a aldeia da folha entao acba por se aliar a Madara e entrar para a Akatsuki junto com seu time Taka: Karin, Suigetsu Hozuki e Juugo. Atualmente. implantou os olhos de seu irmão e alcansou o Fumetsu Sharingan pois se prepara pra enfrentar Naruto e destruir Konoha.

Habilidade
Sasuke sempre se mostrou capaz de utilizar a maioria das habilidades ninja com facilidade. No início da série, ele é bastante habilidoso nas técnicas próprias de seu clã, que se baseiam em golpes com armas e sopros de fogo, talentos que continua a desenvolver conforme o enredo prossegue. Outra habilidade de seu clã é o Sharingan, uma técnica visual que lhe permite visualizar e consequentemente prever ataques de inimigos. Ele aprimora tal técnica, que inicialmente o permite ver objetos em alta velocidade e atualmente o permite prever os movimentos de terceiros. Ele também pode usar a técnica para criar ilusões que manipulam e confundem seus oponentes.De alguma forma, Itachi passa para Sasuke parte de suas ténicas, fazendo-o despertar seu Mangekyou Sharingan.
A influência de Orochimaru também é um elemento recorrente nas habilidades de Sasuke. Após seu primeiro encontro com o vilão, no Exame Chunnin, Sasuke é marcado com um Selo Amaldiçoado que lhe aumenta temporariamente força e velocidade quando está ativo. O uso repetido do selo por parte de Sasuke o leva a desejar mais poder e o leva a um segundo nível, alterando ainda mais sua aparência. Itachi remove Orochimaru e o selo amaldiçoado do corpo de Sasuke durante sua batalha final. Quando Sasuke começa a treinar com Orochimaru, suas habilidades físicas aumentam em grande escala e ele passa a ser capaz de invocar cobras e pássaros para ajudá-lo em batalhas. Além das técnicas que aprende, Sasuke também teve acesso a algumas das habilidades mais comuns de Orochimaru durante o tempo em que o absorveu em seu corpo, conseguindo se recuperar de ferimentos e regurgitar novos corpos para si mesmo.Hoje Sasuke é usuario do Fumetsu Sharingan (magenkyo eterno). Entre seus principais jutsus estão Chidori, tsukoyomi, amateratsu e susanoo.Atualmente esta filiado a Akatsuki e a caminho de destruir Konoha.





SAKURA HARUNO

No início da série, Sakura sente uma profunda admiração por Sasuke Uchiha. Por causa disso, a maior parte das primeiras aparições de Sakura a mostram tentando ganhar a atenção de Sasuke. Conforme a história progride, os dois passam a conviver mais frequentemente como parceiros de time, e ela começa a se preocupar com a possibilidade de Sasuke abandoná-la em sua busca por poder. Quando seu medo se torna realidade, Sakura tenta impedir que Sasuke parta, declarando seu amor por ele e oferecendo sua companhia. Sasuke, mesmo tocado por suas palavras, abandona a Vila Oculta da Folha. A partir deste momento, Sakura passa a ter como objetivo trazer Sasuke de volta. Apesar de ainda se preocupar com ele e não permitir que terceiros o insultem, Sakura está disposta até mesmo a atacá-lo se for necessário para trazê-lo de volta.Sakura se torna mais ativa e forte quando ela parte para salvar o Quinto Kazekage, como visto em sua luta sobre Sasori, em uma luta Épica no mangá, e também umas das mais longas (integrante daAkatsuki). Ela também melhora suas habilidades em trabalho em equipe, ela e Chiyo formaram uma grande dupla. Graças ao sucesso nessa batalha, Sakura consegue descobrir mais informações sobre o paradeiro de Sasuke. Naruto, Sakura e os outros membros do Time Kakashi usam essa informação para encontrar Sasuke, mas novamente não conseguem impedir que ele fuja. Sakura depois decide enfrentar Sasuke quando conclui que ele se tornou uma ameaça, e tenta acabar com ele sozinha após encontrá-lo.
HABILIDADES
Sakura é uma ninja médica da aldeia da folha, e apesar de ser uma novata, suas habilidades médicas superam de muitos veteranos, sendo inclusive muito comparada á sua mestra Tsunade, a quinta hokage, conhecida por maior ninja médica do mundo.Suas técnicas são baseadas em força bruta e habilidades médicas, utilizando de técnicas curativas e kunais envenenadas, também é ótima em criar antídotos. Tem uma incrivel habilidade de esquiva e e um perfeito controle de seu chakra, isso combinados a sua inteligencia e estratégia. Sakura também é uma ninja do tipo genjutsu e tem aptidão para isso. Na 4°Guerra Ninja, Sakura é o braço direito da Capitão Shizune da Divisão Médica da Aliança Shinobi, sendo a responsavel por descobrir a infiltração dos zetsus-clones nas divisões do exercito.







KAKASHI HATAKE
Kakashi Hatake é conhecido como "Ninja Copiador" por ter copiado mais de mil jutsus. Ele já foi sensei de alguns grupos de Gennin's recém-saídos da academia, mas até o início da série nunca passou nenhum deles.
Quando virou Jounnin, sua primeira missão foi ser líder de seus amigos e companheiros Obito Uchiha e Rin na destruição de uma ponte que levava suprimentos para o país da Pedra. Numa batalha sua amiga Rin é sequestrada. Kakashi, de início, diz que eles devem seguir a missão, já que se eles forem resgatar a Rin eles correm o risco de não completa-la.Mas Obito Uchiha briga com Kakashi e diz que aquele que não se importa com companheiros é o pior lixo que existe, e vai atrás de Rin. Kakashi aparece depois. Tentando salvar Obito, Kakashi fere seu olho esquerdo, ficando cego dele, e Obito desperta o Sharingan. Eles resgatam Rin, mas Obito fica esmagado embaixo de uma pedra. Ele pede que Rin tire o Sharingandele e passe para Kakashi. Kakashi percebe o quanto foi tolo, e decide seguir os conselhos do amigo, compartilhando de sua filosofia.
Mais tarde ele vira um ANBU, fazendo missões, mas ele sai dessa vida para voltar a ser Jounin. Ele enfrenta na fase classica ninjas como Itachi e Zabuza, e na fase shippuuden acaba em uma missão de emboscada contra os Akatsuki Hidan e Kakuzu, os quais com a ajuda de outras equipes, ambos morrem. Foi morto durante a invasão de Pein na aldeia lutando contra este, e mais tarde ressuscitado pelo mesmo graças a naruto. Atualmente é o General da 3° Divisão do Exercito Aliado e enfrenta os 7 espadachinas da Névoa em batalha.

 HABILIDADES
Kakashi é conhecido como ninja copiador por ter copiado mais de mil jutsus. Ele possui em seu olho esquerdo um sharingan que recebeu de seu companheiro de equipe Uchiha Obito. Ele é capaz de usar quatro tipos de lementos: água, fogo, terra e raio; Sua invocação é o Ninken: os 6 cães de caça ninja, dentre eles Pakkun.Sua principal técnica é o Chidori e tambem foi capaz de ativar seu Magenkyou sharingan um grande feito pra quem naum é um Uchiha, desenvolvendo o jutsu de espaço/tempo parede dimensional.Após derrotar Zabuza com a ajuda de seu time na guerra ele toma posse da Zambatou e a carrega com Raiton. Kakashi já foi apontado por duas vezes como candidato a Hokage mas por motivos surpresas nao foi efetivado.




GAARA DO DESERTO

Gaara é um ninja da Vila Oculta da Areia. Durante seu nascimento, teve selado em seu corpo, por Chiyo-sama , uma temível criatura conhecida como Shukaku, o Bijuu de uma cauda. Isso foi um fator preponderante para a morte de sua mãe Karura. Desde então quando era criança, era odiado e temido por todos de sua vila, inclusive pelo seu próprio pai, o Quarto Kazekage que culpava seu filho pela morte de sua mulher.Assim como Gaara,Naruto sofreu as mesmas humilhações,por ambos serem Jinchurikis. Porém, Naruto ganhou amigos,e ensinou a Gaara a importância de protegê-los,ambos tornaram-se amigos. A morte da mãe de Gaara deve-se ao fato dele ter um Bijuu em seu corpo e a capacidade de manipular a areia, tal como a mesma areia o protegia devido uma proteção especial de sua mãe antes de morrer. A única pessoa no qual Gaara podia contar era com o seu único tio Yashamaru presente em sua vida. Quem diria que aquele homem que dizia a Gaara para amar as pessoas, tentou matá-lo dizendo que o odiava por ele ter sido a causa da morte de sua irmã, que seria a mãe de Gaara. Como falhou na primeira tentativa, se utiliza de selos bomba, numa ultima tentativa que é em vão, pois a areia o protege. Traumatizado por saber que a única pessoa que ele amava o odiava, Gaara não se contém e libera uma outra personalidade, se tornando extremamente frio e com uma ansiedade de matar as pessoas. Após a morte de seu tio, Gaara faz em sua testa usando a areia um Kanji que significa "Amor" (Pronucia-se 'Ai' em japonês).Depois de dois anos e meio, Gaara, agora com 15 anos de idade, torna-se o Kazekage sendo o Kage mais novo da história.Atualmente foi revelado seu pai ressuscitado, que tudo nao passou de uma farsa criada por ele pra testa-lo, sendo assim amado muito por sua mae e tio.Atualmente na 4°Guerra ninja é o General da 4° Divisão do Exercito Aliado e Comandante Geral do Exercito, enfrenta nomes como o 4° Kazekage, 2° Mizukage e 2°Tsuchikage ressuscitados pelo Edo tensei tendo derrotado os 2 preimeiros sozinho, e por fim Madara Uchiha, com a ajuda de Oonoki e Naruto.


HABILIDADES Gaara é o jinchuriki do Ichibi (também conhecido por Shukaku), possuindo assim o poder de dominar as areias e até mesmo de assumir a forma do Bijuu, sua técnica principal é o caixão de areia.Ele possui uma Habilidade unica conhecida como Defesa Absoluta de areia, em que a areia vem em sua defesa involuntariamente, combinadas com o 3°olho, criando escudos de proteção que é tido como uma das melhores defesas do mundo, e caso isto falhe, ainda possui sua ultima defesa, a armadura de areia. Ao tornasse o Quinto Kazekage, Gaara mostra todo seu poder para proteger a vila do ataque da akatsuki, movendo toneladas de areia, mostrando tambem ser capaz de assumir formas parcias do shukako criando os braços gigantes do bijuu com sua areia. Acaba se sacrificando pra salva-la a vila onde cria um poderoso escudo equivalente a ela pra evitar a destruição de uma explosão causada por Deidara, um Akatsuki. Mesmo após perder o Shukako Gaaara mantem suas técnicas e as aprimora ainda mais, como defesa de Karura, Granizo de areia e o selamento de areia, usada pra derrotar o 4°kazekage, seu pai ressucitado por Kabuto Yakushi, na 4°Guerra ninja.




KANKURO

Originário da Aldeia da Areia do País do Vento,  é um ninja mestre de marionetes. Ele é o irmão mais velho dos três filhos do 4° Kazekage: Temary e Gaara. Tinha muitos problemas com seu irmão mais novo Gaara, o atual Kazekage, os quais tiveram fim após a invasão de Konoha na qual os tres e seu sensei Baki, foram enviados, tendo uma luta contra Shino. Mais tarde agora com aliado de Konoha, vem como reforço ao resgate de 

Sasuke e salva Kiba de Sakon e Ukon e os mata. Kankuro atualmente é o jonnin chefe da Areia e o braço direito do Kazekage Gaara, enfrentando inclusive Sasory e Deidara para salva-lo da Akatsuki. Na 4° Grande Guerra Ninja, foi escolhido como capitão do Divisão de Emboscada, tendo no time nomes como Sai e Omoi, onde a missão foi um sucesso, derrotando ambos Sasori e Deidara, mas logo após foram emboscados por Chiyo, Kimimaro e Hanzou, sendo envenenados, mas salvos por Mifune e samurais.



Habilidades:
Kankuro é um mestre de marionetes, possui um esqudrão de tres bonecos cada um com uma função; karasu pra ataque, kuroary pra captura e sanshouo pra defesa. Seus ataques se baseiam na utilização de explosivos e armas envenenadas como, agulhas kunais, névoas, etc. Sua técnica mais mortal é o Maquinário das Trevas, onde ele captura o oponente com o kuroary e o esfaqueia com laminas do karasu. Atualmente é usuário da marionete Sasory, possuindo seu corpo e habilidades como, Akaig no jutsu, pistolas de fogo e água entre outras.




  TEMARI
Originaria da Aldeia da Areia do país do vento, Temary é uma dos três filhos do 4°kazekage, formando equipe com seus irmãos Gaara e Kankuro, e seu sensei Baki. Foram responsáveis pele infiltração e ataque a Konoha onde enfrentou ninjas como Tenten, Sasuke e Shikamaru, mais tarde, acaba em uma luta contra o quarteto do som para ajuda-los, derrotando Taiuya e salvando shikamaru, o qual aparenta guardar um interesse reprimido e é reciproco. Mostrou-se muito habilidosa na prova chunnin e atualmente é uma jonnin responsável pela diplomacia entre Suna e Konoha. Na 4° Guerra Ninja, é a segunda no comando da quarta divisão do exercito, tendo esta liderado o exercito contra o 3°Raikage Ressuscitado, pondo frente a este com seu estilo vento, na frente de batalha.


HABILIDADES:
Temary é usuária nata de Fuuton ( elemento vento), o qual manipula a forma e o ataque com sua arma, um leque gigante com 3 luas desenhadas as quais medem  a força de seus ataques, como laminas de vento ou tempestade de areia. Uma de suas técnicas é a Vórtex Foice de vento, o qual prende o inimigo em um ciclone de vendo cortante.para executar sua técnica maxima, ele invoca Kamatary, uma fuinha com uma foice, onde os dois executam a técnica mortal Ciclone de Vento demoniaco, como ´poder destrutivo pra arrastar um floresta a baixo.




BAKI

Originário da Aldeia da Areia, Baki é o sensei responsável pelo time dos irmãos da areia; Gaara, Kankuro e Temary; os quais são designados a uma missão de infiltração e ataque a konoha sob seu comando. Aliados de Orochimaru nessa invasão, acaba por matar Hayate Gekko por ter descoberto sobre o plano de invasão e durane o ataque acaba enfrentando  Genma Shiranui, que o impediu de matar Sasuke. Atualmente é um dos conselheiros de Sunakagure no sato, onde coderna o conselho de Gaara, o 5°Kazekage. Atualmente se encontra na Aldeia da Areia como homen de confiança para protege-la durante a 4° Guerra ninja na qual o Kazekage Comanda o Exercito.


Habilidades:
Baki é usuario de Fuuton (elemento vento), criando técnicas de afiação e vortex de vento, Sua técnica mais famosa é a espada de vento, a qual a chama de uma espada que nao se pode bloquear, técnica usada para matar Hayate.Tem grande habilidade de analise, e o seu lado esquerdo do rosto e olho são um mistério.





Neji Hyuuga
Originário da Aldeia da Folha, ele é pertencente ao clã Hyuuga e portador do dojutsu Byakugan e é tido como o homem dentro do clã com o mair dominio da kekengenkai. Ele faz parte da ramificação secundaria do clã, a Bunke, o que significa que é um subordinado a Família principal, a Souke, e tem como responsabilidade proteger o legado dos Hyuuga, consequentemente a Souke. Ele odeia a familia principal, por causa de seu pai e de seu destino, onde ele foi morto no lugar do lider da Familia, Hiashi, irmão gemeo de seu pai, para proteger o segredo do Byakugan, inclusive trava uma luta contra Hinata durante a prova Chunnin. Após resolver as desavensas Neji passa a treinar duramente com seu tio se tornando muito mais forte que antes, alcansando o nivel de Jounnin antes de seus companheiros.Atualmente Neji esta em campo de batalha na 4° Grande Guerra Ninja na 2°divisão, lutando lado a lado com Hinata Hyuuga, onde foi definido como responsavel pelo clã na guerra.


HABILIDADES
Neji é usuário do Byakugan, kekegenkai pertencente ao clã Hyuuga. Foi capaz de desenvolver o potencial das técnicas de seu clã praticamente sozinho por ser da família secundaria não lhe é permitido dominar tais jutsus. o que o faz um gênio. Ele é usuário do taijutsu Punhos Suaves, passado dentro do clã, pra ser usado em conjunto aos olhos, atacando a rede de chacra do oponente e consequentemente os orgão vitais, sua técnica mortal é o Hakke 124 pontos. O byakugan lhe oferece uma visão de 360° e de toda a rede de chacra e seus detalhes. Sua defesa é uma das mais eficazes do anime, a rotação, girando seu chacra em volta de seu corpo em alta velocidade criando uma esfera pra repelir ataques inimigos. Alem dessas técnicas é também usuário de Fuuton, o Punho de Ar. Neji tem em sua testa um Selo Amaldiçoado Hyuuga, que o mantém preso aos lideres da família.




Rock Lee
É um jovem engraçado, Rock Lee faz parte do Time Gai, com Maito Gai como o seu sensei, e com Hyuuga Neji e Tenten como seus colegas de equipe.Seu sonho é provar que, mesmo não podendo usar técnicas de Genjutsu ou Ninjutsu, ele pode ser um excelente ninja, através do trabalho duro. Sendo assim, seu treinamento é baseado em técnicas de Taijutsu (combate corpo-a-corpo). Lee entra para prova Chuunin, e tem como rival Gaara da Areia, onde travam uma batalha feroz da qual sai muito lesionado correndo o risco de ficar aleijado definitivamente. Lee supera todas as dificuldades e se recupera totalmente se tornando logo Chunnin e acaba por lutar lado a lado com Gaara contra Kimimaro no resgate a Sasuke. Hoje Lee é Chunin e esta no campo de batalha da 4° guerra ninja na quarta divisão, ao lado de seu mentor Gai.

 HABILIDADES:
Lee não pode usar Ninjutsu e nem Genjutsu, tornando-se assim o maior expecialista em Taijutsu da folha. Com seu mentor Gai, lee domina o taijutsu Gouken Ryuu, com grande poder destrutivo e velocidade dos golpes quase inperceptiveis. Suas técnicas como Furacão da folha, Chute Horizontal e Lotus Primaria não se comparam a sua técnica mais mortal, a Lotos Oculta, com a qual ele tem a habilidade de abrir os portões de chacra internos liberando seus limitadores mentais e físicos, alcançando velocidade e força sobre-humana, mas isso causa danos ao usuario e até a morte se aberto até o 8° e ultimo portão, embora se ultrapasse o hokage nesse momento. Ele é um genio inato do taijutsu que se libera ao ficar bebado com suas poções de sake, liberando um taijutsu completamente novo e imprvisivel como o Mestre do Punho Tonto e Lotus Investida.




TENTEN


Tenten é a ninja do Time Gai,tendo Maito Gai como sensei,e como seus companheiros Rock Lee e Neji Hyuuga. É calma, inteligente, bonita, companheira, atenciosa e especialista em armas. É amiga de Rock Lee, mas vive brigando com ele por causa de seu treinamento forçado. Seu maior sonho é ser uma ninja tão forte quanto a lendária Tsunade,por quem tem muita inspiração.Participou do Exame Chunnin, mas não conseguiu passar da eliminatória da terceira fase, perdendo pra Temari.Após perder para Temari treinou bastante, até virar uma ninja poderosa. Seu treinamento totalmente o melhoramento de suas habilidades. Em torno de seu treinamento, foi recebendo varias missões, entretanto uma Rank S, como o resgate do 5°Kazekage. Logo se torna Chunnin, e atualmente está em campo de batalha na 1° divisão da 4° Guerra Ninja, onde enfrenta os zetsus e as mascaras de Kakuzu.


HABILIDADES
Tenten é uma mestra em armas, tem uma pontaria perfeita e nunca erra o alvo.Suas habilidades giram em torno do seu domínio das armas ninjas de todos os tipos, as quais invoca de pergaminhos, como a técnica Dragões Gêmeos Ascendentes ou a Bomba de Kunais. Possui tbm um pergaminho gigante repleto de armas, o qual usa pra efetuar seu jutsu maior O Dragão Ansião onde libera 10 mil armas sob o  oponente. No campo de batalha tomou posse do Leque dos Cinco Elementos, o qual usou para ajudar a derrotar as Mascaras Invocadas de Kakusu.




GAI MAITO
É um jounin e treina a equipe composta por Hyuuga Neji, Rock Lee e Tenten. Vê seu aluno, Rock Lee, como um filho, e por isso Rock Lee se espelha em seu sensei, já que o garoto não pode usar ninjutsus. Assim, os dois passam pelo mesmo treinamento.Vê Kakashi Hatake como seu rival, sendo que sempre que ele sempre critíca os alunos de Kakashi, mas Kakashi o deixa irritado pois finge que não o ouviu. Seu maior sonho é fazer de Rock Lee um verdadeiro ninja.Quando Itachi Uchiha e Hoshigaki Kisame aparecem na Vila Oculta da Folha, ele os segue, porém não chega a tempo de salvar Kakashi do ataque do Itachi. Os dois membros da Akatsuki fogem.Outra missão que recebe com seu time é a do resgate do 5° Kazekage na qual enfrenta Kizame, no terceiro encontro desses dois na missão de proteção ao naruto as vesperas da 4° Guerra, gai acaba por derrotar Kizame abrindo o 7° portão, o que causa a ele terriveis efeitos colaterais. Atualmente no campo de batalha luta ao lado de Kakashi e Lee contra os Edos de Kabuto entre els os 7 espadachins da Névoa.

HABILIDADES
Gai é treinado na arte do taijutsu, sendo um dos melhores ninjas nesse estilo. Ele consegue vencer uma luta sem precisar usar qualquer arma, só os seus punhos e pernas já são mortais o bastante, com o estilo Gouken Ryuu. Suas técnicas são Dynamic Entry, Konoha Gouriki Senpuu e Vila da Folha Senpuu. A única arma que ele chegou a usar foi um nunchaku. Consegue usar o Ura Renge, um kinjutsu, abrindo até o sétimo portão, da Insanidade, quando consegue usar o poderoso Hirutora, um Jutsu supremo que só usa em extrema necessidade, podendo matar o oponente com um só golpe, mas produz efeitos colaterais graves em seu corpo, deixando-o imobilizado por um certo período de tempo.Seus movimentos na modo Lotos Oculta são tao quentes que provocam fogo ao redor como o Pavão Reluzente, sua invocação é uma tartaruga ansiã, o Ninkame.




SHIKAMARU NARA
Shikamaru é o famoso ninja preguiçoso, não gosta de se esforçar e tudo que queria era se tornar um ninja pra ter uma velhice tranquila, mas suas habilidades o tornam um grande ninja da aldeia. Ele possui um QI de 200 e é um dos maiores estrategistas do país podendo prever até 100 passos adiante em uma batalha. Forma equipe com Ino Yamanaka e Chouji Akimichi, formando a segunda versão da equipe infalível Ino-Shika-Cho, formada anteriormente por seus pais. Foi o primeiro de sua classe a se tornar Chunnin, e foi o capitão da equipe responsavel por trazer sasuke de volta, a qual falhou. Mas tarde ele enfrenta Hidan e Kakuzu ao lado de seu sensei Asuma, onde este acaba morrendo. Em sua revanche Shikamaru acaba por derrota-lo. Atualmente na 4°Guerra Ninja Shikamaru é nomeado o Sub-General de Gaara na 4°Divisão do Exercito Aliado, ele e sua equipe acabam por enfrentar Asuma ressucitado pelo edo tensei e o selam.

Habilidades
Shikamaru pode prever até 100 passos em uma batalha, habilidade  graças ao seu QI 200. É um verdadeiro estrategista, vencendo suas batalhas com analises precisas e rápidas.Pertence ao clã Nara, tendo então a habilidade de manipular as sombras.Sua técnica principal é Kage mane no jutsu (possessão da sombra) que paralisa o inimigo e espelha seus movimentos.Também usa as variações de seu jutsu como costura das sombras ou enforcamento pela sombra, além de aparatos ninja como bombas de luz, costura de tarjas explosivas, invocação elemental , barreira e sua adagas com as quais usa o Kagemane Shuriken.




INO YAMANAKA
Ino era apaixonada por Sasuke e por isso se torna rival de sua melhor amiga Sakura pelo amor dele.Ela era tida como a ninja novata mais promissora da classe, sendo colocada na equipe de Shikamaru e Chouji, durante a prova chunnin acaba por enfrentar Sakura nas preliminares, luta que acaba empatada.Na fase Shippuuden, Ino segue os passos de sua rival e acaba se tornando ninja médica também. Compôs a equipe de Kakashi, Shikamaru e Chouji na emboscada contra Akatsuki, onde Kakazu e Hidan haviam matado seu sensei Asuma. Atualmente na 4° Guerra Ninja, Ino esta posta na 5° Divisão do Exercito Aliado, e junto de Shika e Cho acbam por enfrentar Asuma ressucitado e ajudam a selar os terríveis Kin e Gin.

HABILIDADES
Ino é pertencente ao clã Yamanaka, possuindo técnicas mentais ou espirituais, como o jutsu Transferência de Mente. Ela utiliza tbm variações dessa técnica como a possessão de passaros para monitoramento, ou Possessão Mental Dupla, além de suas habilidades médicas.Ino também é florista por isso sabe manipulas o veneno das flores. Usa tambem as técnicas de seu pai Inoichi, como Destruição da Mente e comunicação telepática.





CHOUJI AKIMICHI
O gordinho da turma e odeia se chamado de gordo.É aparentemente medroso e inseguro, mas uando se enfurece mostra todo seu lado coragem e forte mosdtrando seu verdadeiro potencial.Ele compõe a equipe de Ino e Shikamaru, sendo a segunda versão da equipe de seus pais.Na prova Chunnin sua equipe enfrenta a equipe do som, e durante o resgate de Sasuke acaba por enfrentar Jiroubo e o derrota com a técnica secreta de seu clã. Na fase Shippuuden compõe a equipe de emboscada contra Kakuzu e Hidan que mataram seu sensei Asuma e também compõe a equipe de reforços contra Pein. Atualmente, na 4° Guerra Ninja, Chouji esta na 4° Divisão, teve que enfrentar seu sensei ressuscitado Asuma e os irmãos Kin e Gin, ele supera todos os medos e inseguranças e acaba se tornando um dos principais nomes do campo batalha além de ser o oficial 16° Lider de seu clã.

HABILIDADES
Ele pertence ao clã Akimichi usando portanto, as técnicas e taijutsus de massa humana, como expansão de crescimento, que o torna gigante, rolo compressor, etc.Tambem pode usar a expansão parcial de seua membros como a Mão Esmagadora. Chouji é a força bruta de sua equipe, onde cabe a Ino e Shikamaru paralisarem e ele esmaga. Sua técnica mais poderosa é o Modo Borboleta onde queima toda sua massa de gordura em chacra, ganhando uma imensa potencia de chacra , força e velocidade, e finaliza o adversário com o Soco Bomba da Borboleta.







ASUMA SARUTOBI



Virou o Jounnin do Time Asuma, algo que sempre o deixou preocupado. Ino sempre se preocupava com sua beleza, Chouji só comia e Shikamaru não queria saber de problemas. Mesmo assim, se esforçou para treinar sua equipe, achava Shikamaru muito inteligente, e fez com ele um teste de QI, descobrindo que Shikamaru tinha mais de 200. No Exame Chunnin, não esperava que seu time chegasse até a segunda fase, se espantando com Shikamaru, que subiu até a terceira fase.Quando Vila Oculta da Folha foi atacada por Orochimaru, Asuma derrotou muitos invasores. Salvou Shikamaru do ataque de 9 ninjas, sem muitos problemas.Asuma era um dos 12 Ninjas Guardiões, junto de seu amigo Chiriku, sendo seu aluno Shikamaru tambem convocado mas este recusa.Na fase Shippuuden, Asuma enfrenta dosi Akatsukis que entraram no Pais do Fogo e destruiram o Templo, matando Chiriku. Asuma acaba sendo assassinado por Hidan e Kakuzu em batalha deixando Kurenai sua mulher, gravida. Atualmente, na 4° Guerra Ninja, Foi ressuscitado por Kabuto e Obrigado a lutar contra seua alunos querido Ino-Shika-Cho, onde diz a eles qe sua formação foi perfeit

HABILIDADES
Ele é usuario de elemento vento e fogo, usando seu seu chacra fuuton para criar laminas de chacra autamente cortantes em suas adagas socadeiras, regulando os seus tamanhos. É ótimo em taijutsu prefirindo a luta corpo a corpo.Suas técnicas também são Curtina de Fumaça Calterizante qe prende o inmigo na fumaça espelida e a incinera.






HINATA HYUUGA



Ela é originaria da aldeia da folha e pertence a família da ramificação principal do clã Hyuuga, a Souke. Seu pai, Hiashi, é o lider, ele a rejeita por ser fraca e gentil demais para liderar o clã em seu lugar, considera sua irmã mais nova, Hanabi, mais talentosa e honrada que ela. Hinata então traça como meta ficar mais forte para que seu pai a reconheça e a respeite, e torna Naruto, seu amor secreto, sua inspiração pra seguir em frente e nunca desistir, para isso se torna gennin com seus parceiros Kiba e Shino, e Kurenai Yuhi, equipe semiespecializada em rastreamento. Durante a prova Chunnin, sua equipe foi a segunda a concluir a prova, graças a suas habilidades de rastreamento. Nas preliminares, Hinata acaba por enfrentar seu primo Neji, considerado o mais talentoso do clã Hyuuga, apesar deste pertencer a Bunke (ramificação secundaria), e odiar a Souke, mesmo sendo mais forte que ela, Hinata o enfrenta até o fim com determinação. Na fase
Shippuuden ela e sua equipe com liderança de Kakashi, são enviados para rastrearem Orochimaru, e acabam por descobrirem o Sanbi. Durante a invasão de Pein, Hinata luta cara a cara com o vilão para salvar Naruto onde acaba quase morrendo em batalha, salva por cuidados médicos de Sakura. Atualmente durante a 4° Guerra Ninja, foi designada a compor a 2° Divisão ao lado de Neji, lutam como irmãos contra o exercito de Zetsus do inimigo.  HABILIDADES Hinata é portadora do Byakugan, kekegenkai hereditária dentro do clã Hyuuga, dojutsu que dá ao usuário uma visão de 360° e de até 2 km campo, alem disso, também é capaz de enxergar a rede circulatória de chacra do adversário e seus Junkens (pontos de controle da rede). Ela usa o taijutsu Punho Suave, passado dentro do clã, que visa atacar, a rede de chacra inimigo e seu pontos, causando por consequência danos aos órgãos internos. Sua melhor defesa é a técnica Dança das Laminas Guardiãs criada por ela mesma, e seu melhor ataque é Punhos dos Leões Gêmeos usado contra Pein.


KIBA INUZUKA
Kiba and Akamaru

Originário da aldeia da folha, Kiba pertence ao clã Inuzuka, o clã dos criadores de cães, tendo como parceiro de toda vida seu cão ninja e amigo Akamaru. Treinou duramente com sua mãe e parceiro canino, para ficar mais forte, sendo inclusive indicado a compor a equipe de resgate a Sasuke, onde enfrenta o Chunnin Sakon, o segundo mais forte da equipe inimiga com o qual luta e derrota seu irmão Ukon mas  acaba sendo salvo por kankuro. Na fase Shippuuden, sua ele e sua equipe são mandados pra algumas  missões de perseguição e rastreamento como, rastrear Orochimaru, a capitura do Sanbi,  junto ao time 7 de Naruto, são enviados para uma missão de localizar o Sasuke e depois com a Sakura como lider vao ao contro de Sasuke mas esta os nocauteia.Atualmente na 4° Guerra Ninja foi designado a 5°Divisão do exercito, de tarefas especiais,mas esta em campo de batalha como reforço a 2° Divisão ao lado de seus parceiros de equipe contra o exercito de Zetsus.

HABILIDADES:
Sua técnicas se baseiam em taijutsus tipicos de seu clã, o  4 Patas, adotando postura e características caninas para lutar, como garras, audição e faro aguçados, ao lado de seu cão parceiro. Graças ao seu faro aguçado, kiba é um dos melhores rastreadores da aldeia, ao lado de Hinata e Shino. Após transformar Akamaru em uma réplica sua com o jutsu Clone do Homen Fera, ambos executam sua técnica Gatsuga, onde girm em pleno ar em alta velocidade como misseis humanos. Sua maior técnica é o Garouga, seu ataque maximo que usa após fundir-se com a Akamaru no Cão de Duas Cabeças.




SHINO ABURAME

Originário da aldeia da folha, Shino é pertencente ao clã Aburame, dos domadores de insetos. Compõe equipe junto de Kiba e Hinata, é reservado e introspectivo, fala pouco e somente o necessário, e nunca subestima seus inimigos por mais fracos que sejam lutam com todas suas forças, características comuns aos membros de seu clã. Durante a prova Chunnin, foi o único de sua equipe a passar pelas preliminares derrotando Zaku, da aldeia do Som, e depois durante a invasão acaba por lutar contra Kankuro com o qual tem um empate e sai envenenado, mas é salvo por seu pai, Gen. Na fase Shippuuden, ele e sua equipe sai em missão de rastreamento e coleta de informações de Orochimaru, junto de Kakashi, também integra a equipe de captura do Sanbi, e atualmente na 4° Guerra ninja, foi posto na 5° Divisão do exercito junto de Kiba, mas ambos são remanejados como reforços para a 2° Divisão onde esta Hinata, e lutam bravamente contra o exercio de Zetsus.

HABILIDADES:
Ele pertence ao clã Aburame por isso é usuario da técnica de domar insetos, possuindo os besouros escaravelhos que se alimenta do chacra dos inimigos e usa seu corpo como abrigo. Suas abilidades giram em torno de rastreamento, e ataques de nuvens dos seus insetos que devoram o chacra inimigo em minutos como Esfera de Insetos e Insetos de Destruição.Ele é muito inteligente e ótimo estrategista ultilizando de clones feitos de insetos e de armadilha para capiturar o inimigo.



KURENAI YUUHI
Originária da aldeia da folha, kurenai é a sensei de Hinata, Kiba e Shino. É famosa como uma das maiores especialistas em genjutsu da aldeia enfrentando inclusive Itachi, quando este invadiu a aldeia atras de Naruto, medindo genjutsus com o mesmo, o qual a elogia e diz que faz jus a fama.Ela foi responsavel pelo exterminio de um clã de especialistas em genjutsu e foi designada a cuidar da unica sobrevivente. Teve um relacionamento com Asuma Sarutobi, do qual esta gravida, motivo de seu afastamento das missões e de sua equipe na fase Shippuuden, mas Asuma acaba por morrer, e deixa Shikamaru responsável por cuidar de seu filho, como sensei.

HABILIDADES
Ela é uma ninja do tipo Genjutsu e considerada uma grande especialista da aldeia, tem técnicas de paralisação do oponente de diversas modalidades como Arvore da Morte ou Enforcamento por Raizes, onde imobiliza o inimigo eo ataca de dentro da ilusão. Tambm é capaz de criar genjutsus de dentro de um como uma forma de escapar como Ilusão das Petalas Assassinas, que tambem podem envenenar o inimigo, ou transforma-lo em petals fazendo com que fique preso a este por dias.